Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2012 premia vários alunos do COLUNI.



Nesta terça feira dia 11/10/2011 às 9h aconteceu no COLUNI a premiação e entrega de certificados e medalhas aos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica-  OBA 2012 e Mostra Brasileira de Foguetes -  MBFOG, na terça feira, dia 04 de dezembro, as 9:30 ( intervalo da manhã) iremos entregar as medalhas e certificados de participação na e MBFOG  de 2012.
Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA – 2012) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), UERJ , em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). (www.OBA.org.br).
A XV OBA foi realizada em única etapa no mês de maio em todas as escolas públicas e privadas previamente cadastradas. Visando estimular os estudantes para as diversas atividades extracurriculares o COLUNI tem diversos projetos que motivam o estudante para as áreas de sua potencialidade.
Desde de  2010  o projeto de Astronomia,  coordenado pelos professores Daniel R Ventura, Edson l Nunes, Severina Sara  e Emerich M Sousa, procura motivar os alunos que se interessam pelo estudo da astronomia e da astronáutica. Ao longo destes  anos foram  realizadas palestras com convidadas , observações do céu e visita orientada ao Observatório Astronômico Frei Rosário na Serra da Piedade, Caeté - MG.
Foi grande o número de medalhas obtidas pelos estudantes do COLUNI:
Mateus Guilherme Calixto Assis, João Vitor Barbosa de Resende,  Mateus Pinto Ribeiro, Ramon de Castro Paula Lana  receberam Medalhas de Bronze; Antônio Augusto de Almeida Nogueira, Hellisse Nayara Costa Silva, Lucas Oliveira Scarton, Lucas Rodrigues Silva e Mário D'Alessandro Neto receberam Medalhas de Prata;  Hugo Mouro Leão, Breno Leví Corrêa, Gabriel Cardoso da Cunha , Lorhan Machado Coelho foram agraciados com Medalhas de Ouro.
 Um destaque foi dado durante a entrega das medalhas  ao estudante  Breno Levi  Corrêa, que não estava presente no dia, por estar prestando exame para o ITA. Ele foi medalhista de Ouro em 2011 e 2012, participou de seletivas para o mundial e foi classificado para ser um entre os 10 representantes do Brasil  na Olimpíada Internacional de Astronomia e logrou êxito em sua participação tendo obtido medalha de Bronze nesta competição internacional que neste ano aconteceu no Rio de Janeiro.  
Este resultado na OBA 2012, assim como outros alcançados nas Olimpíadas Brasileira de Física (OBF), Química, Matemática , Geografia, Biologia, MiniONU e outros, são reflexões de uma formação plural e do vasto conhecimento dos nossos estudantes que são estimulados e bem orientados pelos seus mestres que os com dedicação os incentivam a buscarem o conhecimento e participarem de atividades extracurriculares.


(Fonte: Prof. Daniel Ventura)